quinta-feira, janeiro 18, 2007

Stretch-Pilates

Este é o nome pelo qual apelidarei várias vezes o método de Reeducação Postural que venho praticando há uns tempos, o método de grupo que resulta da mesclagem do stretching global (desde Mézières até à antiginástica, e muito particularmente a Reeducação Postural Global e o Stretching Global Activo, assim como técnicas de relaxamento e de consciencialização corporal) com o “puro” Pilates.
O trabalho inclui a mistura coerente dos diversos métodos, incluídos numa sopa terapêutica de grande eficácia e coerência. Os exercícios e as posturas são realizados em separado ou de forma integrada, com pleno controlo do posicionamento e alinhamento corporal.
Atendemos ao trabalho de alongamento das cadeias musculares, mobilidade articular (principalmente da coluna) e, por fim, força (principalmente do centro abdominal). O trabalho é feito com recurso a dois tipos de respiração, ambas processadas ao nível torácico superior: uma respiração fluída para o Pilates e uma respiração mais lenta e prolongada, com ênfase na fase expiratória, para o alongamento global.
O termo Stretch-Pilates potencia a noção de mercado! No fundo, não passa de um método de “ginástica postural”, mas inteligentemente integrativo dos métodos mais paradigmáticos e efectivos do domínio da Reeducação Postural. Não é, portanto, uma invenção, um método novo que criei; é mais o resultado da mesclagem criativa de métodos e técnicas preexistentes.O fim principal do Stretch-Pilates é a Postura. E não podemos reeducar a mesma só através do trabalho de activação do centro do Pilates. É preciso o alongamento. É preciso coerência e globalidade. É preciso ver as coisas em termos de “Cadeias musculares”...

Sem comentários: